sexta-feira, 10 de abril de 2009

Farra do boi: a resistência

Todos os anos a mesma história de Páscoa: Farra do boi em Santa Catarina. Um tipo de crime ou manifestação cultura? Oficialmente, essa prática é considerada crime pelo Supremo Tribunal Federal. E isso faz 11 anos. Mas, de longe ela foi extinta como se verifica pelo noticiário. E pelas ruas também...

Do outro lado da lei, adeptos da brincadeira ultrapassam barreiras policiais, se antecipam no calendário para guardar os bois dentro dos limites da cidade e os fazendeiros camuflam seus caminhões para confundir a polícia. Tudo, por uma tradição, dizem eles. Tradição que reúne milhares em Governador Celso Ramos, cada vez mais a cada ano.

São pescadores, mulheres, crianças, parentes e pessoas de outras comunidades, onde a farra do boi já não é mais possível ultrapassar a lei. Em Ganchos, como é popularmente chamada, farra do boi é a regra e nenhuma operação policial dá conta da prática. Dizem alguns, que a proibição incita ainda mais para a manutenção dela. As pessoas esperam pela Semana Santa, como uma festa popular em qualquer outra cidade. É impressionante a mobilização e torna dessa manifestação que tem por fio condutor, a supressão de qualquer tipo de regra social. A única que os farristas seguem é: não machucar o boi e sim, brincar com ele. Ta aí a polêmica, a maior delas diria.

2 comentários:

  1. acho q se não fosse o auê da RBS essa 'tradição' já tava indo pro esquecimento acompmnhado tantas outras, né, não?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo BLOG e pela sua opinião.

    ResponderExcluir