domingo, 22 de novembro de 2009

Passeio no xopim

Domingo de chuva, as pessoas vão para o xopim. A opção é moderna, consumista, capitalista? O que seja...ao menos para três meninos, entre 12 e 14 anos, o destino foi escolhido por lazer e fome. No xopim Beiramar, em Florianópolis, em torno de 13h, o grupo de chinelos, roupas simples e cabvelos pintados, passeavam. Passear no sentido geral, pois com uma conversa de cinco minutos podemos entender os reais motivos.

E fui, curiosamente, sem convite, sentar-me ao lado deles. Há duas meses da minha, eles recebiam lanches tipo fast food de um casal com filhos que também passeava. Enquanto comiam, pedia que atenção se dividisse para as minhas perguntas, queria saber de onde viam, com quem estavam, por que estavam ali.

Sozinhos, do Morro da Queimada, pais desempregsdos, sem dinheiro, sem companhia deles, resolveram ir ao shopping. Segundo eles, os domingos são assim. No xopim, mesmo sem dinheiro, ganham lanche, fichas para brincar nos jogos eletrônicos e às vezes atenção de alguém.

Eu fui uma delas. Enquanto todos se retiam a suas famílias, os três meninos estavam lá. Sentados, educadamente, falavam tranquilamente de suas vidas, virando-se sozinhos para se divertirem num dia em que todas as famílias, automaticamente se reúnem. Felizes com minha visita à mesa deles, saí menos triste. Um deles se virou e disse: - Obrigada pela companhia, moça.

2 comentários: